Autenticação no Shiny com Auth0

  • Escrito por Daniel e José em Tutoriais
  • 27/09/2018

Neste post vamos criar um Shiny App simples usando o Auth0 como servidor de autenticação. O Auth0 implementa o OAuth2, o principal protocolo de autorização utilizado atualmente na indústria de software. Ele permite que os aplicativos tenham acesso limitado às contas de usuário em serviços HTTP.

Como funciona o oauth2.0?

Antes de começarmos - nesta parte do post resumi um pouco o que está escrito aqui. Para se aprofundar, vale a pena ler essa postagem do Aaron Parecki.

Papéis

A autorização/autenticação feita por meio de OAuth2 envolve 4 papéis:

  • Cliente: É o aplicativo que está tentando acessar a conta do usuário. Ele precisa obter a permissão do usuário antes de poder acessar as informações.
  • API: É o servidor de recursos que é usado para acessar as informações do usuário.
  • Servidor de autorização: Esse é o servidor que vai aprovar ou recusar as requisições. Ele pode ser o mesmo servidor que o API. No caso do Auth0 que vamos ver mais tarde, eles são o mesmo servidor.
  • Dono do recurso: O dono do recurso é a pessoa que está dando acesso de alguma parte das informações da sua conta.

Criando um App

Antes de começar o processo de autenticação com o OAuth, você deve registrar o seu app com o serviço - no nosso caso, vamos registrá-lo com o Auth0. Ao registrar em geral passamos informações básicas sobre o app e o principal é o redirect URI - que será chamado de callback URL pelo Auth0. O servidor de autenticação só pode redirecionar o usuário para essas URL’s cadastradas após completar a autorização - isso ajuda a evitar alguns tipos de ataques.

Depois de registrar o seu app você receberá um client ID e um client secret. Em teoria o client ID é informação pública e o client secret (é segredo) e não pode ser divulgado.

O fluxo da autenticação

Existem 4 fluxos distintos de autenticação no OAuth2.0, cada um utilizado em circuntâncias diferentes. No nosso caso vamos usar um método chamado de * Authorization Code*. Esse método funciona da seguinte forma:

Criamos um link de autenticação para o usuário com as seguintes informações:

  • client_id
  • redirect_uri
  • scope
  • state

Já falamos dos 2 primeiros. O scope vai indicar quais partes da conta do usuário que o cliente pode ver. O state, uma string aleatória que verificaremos depois. O link que criamos é algo da forma:

https://authorization-server.com/auth?response_type=code&
  client_id=CLIENT_ID&redirect_uri=REDIRECT_URI&scope=photos&state=1234zyx

Ao acessar este link o usuário vê o que chamamos de prompt de autorização. Algo do tipo:

Se o usuário clicar em Autorizar, ele será redirecionado para o seu app passando um código gerado pelo servidor de autorização e o state. A URL será algo do tipo:

https://example-app.com/cb?code=AUTH_CODE_HERE&state=1234zyx

Se o state for o mesmo que tiver sido gerado anteriormente, estamos prontos para requisitar o token de acesso. O token de acesso é solicitado pelo app ao servidor de autorização por meio de uma requisição do tipo POST que envia as seguintes informações:

  • grant_type: o nível de autorização requisitada
  • code: o código de autenticação gerado no anteriormente
  • redirect_uri: a URL de redirecionamente
  • client_id: o código do cliente.

Em posse do token, temos o que é necessário para fazer requisições para a API e assim obter as informações que o usuário nos permitiu acesso.

Configurando o Auth0

Vá para a página applications e crie um novo app clicando no botão Create Application no canto superior direito.

Na próxima tela, dê um nome para o app (esse é o nome que aparecerá na página de login) e selecione o Regular Web Applications. Selecionamos esse tipo de app para não ter que se preocupar em esconder o client secret.

Em seguida vá para a aba Settings para configurarmos alguns detalhes do app.

As coisas mais importantes aqui são:

  • Domain: indica o endpoint do OAuth2. Vamos nos referir a ele posteriormente como base_url.
  • Client Id: é a chave do cliente. No nosso código vamos nos referir a ele como key.
  • Client Secret: é a chave secreta do app. Vamos nos referir a ele como secret.

Mais para baixo, na mesma página, vamos configurar o campo Allowed Callback URLs, essas são as URL’s para as quais permitimos que o usuário seja redirecionado após a autenticação. Também vamos configurar o campo Allowed Web Origins para poder indicar quis URL’s podem redirecionar para a página de autenticação.

No nosso caso, vamos preencher os dois campos com as mesmas URL’s. A primeira: https://localhost:8100 - caminho e porta que vamos usar para testes locais. A segunda URL é aquela em que o Shiny ficará hospedado. Você não precisa preencher as duas agora, por enquanto pode deixar somente a URL local enquanto testamos o app localmente.

No Auth0 é só isso. Agora vamos para o R.

Conectando o R com o Auth0

O código que vamos desenvolver e uma versão adaptada do código que está disponível neste link. A diferença é que este faz a autenticação usando a conta do Github e o nosso fará a autenticação com o Auth0. A versão completa deste código está disponível aqui.

Vamos desenvolver um app simples em Shiny que mostra as informações disponibilizadas pelo usuário. Neste app usaremos duas bibliotecas:

library(shiny)
library(httr)

Setup do Oauth

Os códigos nesta sessão podem ser incluidos no arquivo global.R ( se você estiver desenvolvendo o seu shiny separando por arquivos ui.R e server.R) se você estiver usando apenas um app.R, esses blocos podem ser incluídos no início do arquivo - antes da chamada por shinyApp(uiFunc, server).

Neste primeiro bloco de código vamos definir qual é a URL que o app está sendo servido. Criamos um bloco que faz o seguinte - quando estivermos em uma sessão interativa (por exemplo, rodando pelo RStudio) use a url APP_URL <- "https://localhost:8100/". Já quando estiver em uma sessão não interativa, use https://shiny.curso-r.com.

if (interactive()) {
  # testing url
  options(shiny.port = 8100)
  APP_URL <- "https://localhost:8100/"
} else {
  # deployed URL
  APP_URL <- "https://shiny.curso-r.com"
}

Essas devem ser as URL’s que indicamos anteriormente para o Auth0 nos campos Allowed Web Origins e Allowed Callback URLs.

Agora vamos criar um objeto chamado app que vai armazenar todas as informações relativas ao seu app configurado no Auth0. Colocamos entre {} as informações que você deve preencher com os seus dados.

Aqui você indicará a sua key e secret que obtivemos ao criar um App no Auth0.

app <- oauth_app(
  appname = "{coloque um nome para o seu App. (esse nome é opcional)}",
  key = "{coloque aqui o seu Client ID - também chamamos de key",
  # não é uma boa ideia deixar o secret no código 
  # use variáveis de ambiente ou o pacote keyring
  secret = "{coloque aqui o seu Client Secret - também chamamos de secret}",
  redirect_uri = APP_URL
)

Agora vamos criar um outro objeto chamado api que vai armazenar as informações necessárias para determinar os endpoints para as requisições necessárias para fazer a autenticação com o Auth0. Esse objeto nos ajuda a fazer rapidamente um wrapper para a API de auenticação do Auth0 - documentada aqui.

api <- oauth_endpoint(
    base_url = "{coloque aqui o seu Domain - também chamamos de base_url}",
    request = "oauth/token", 
    authorize = "authorize",
    access = "oauth/token"
)

Basicamente, aqui estamos dizendo o seguinte. Para requisitar um token use o endpoint oauth/token, para solicitar autorização, use o endpoint authorize e para solicitar acesso use o endpoint oauth/token.

Não é recomendado, mas você poderia alterar esses endpoints na sessão Endpoints das configurações avançadas do seu aplicativo no Auth0 - como mostra a imagem abaixo.

Outro objeto importante que temos que definir é o scope. Essa string indica quais informações vamos solicitar do usuário para acesso. No nosso caso vamos usar:

scope <- "openid profile"

Indicando assim que queremos acesso ao openid e ao perfil do usuário. Mais informações sobre esse scope podem ser encontradas aqui.

Por fim, definimos um objeto state uma string aleatória que vai servir para validar que falamos mesmo com o Auth0. Ele deve nos redirecionar para uma página com o mesmo state.

state <- paste(sample(c(letters, 0:9), size = 10, replace = TRUE), collapse = "")

Também vamos definir uma função chamada has_auth_code. Ela retorna TRUE quando baseando-se nos parâmetros da URL, parece que existe código do OAuth e quando o state é o mesmo que foi enviado para o Auth0, caso contrário ela retorna FALSE.

has_auth_code <- function(params, state) {
    if (is.null(params$code)) {
        return(FALSE)
    } else if (params$state != state) {
        return(FALSE)
    } else {
        return(TRUE)
    }
}

Construindo o UI

Agora vamos construir a UI do nosso app. Se você estiver usando apenas um app.R pode definir os objetos da mesma forma que vamos fazer aqui. Se você estiver usando arquivos separados é só fazer a função que vamos definir a seguir uiFunc seja a última expressao do seu arquivo ui.R.

Primeiro definimos um objeto chamado ui que contém a UI normalmente, como se não estivéssemos criando a autenticação:

ui <- fluidPage(
    verbatimTextOutput("code")
)

Agora vem a parte importante. Uma feature que é pouco conhecida no Shiny, é que o UI pode ser uma função e não somente um objeto. Essa função pode ser usada para modificar a interface baseando-se na requisição.

No nosso caso, a nossa função uiFunc irá identificar se o parâmetro code foi enviado na * query string. Query string* é um nome que damos aos parâmetros que vem pela URL. No exemplo www.curso-r.com?abb=1&x=2 temos os parâmetros abb=1 e x=2. No nosso caso precisamos receber um parâmetro code que é usado para obter o token de autenticação e um parâmetro state que usamos para evitar ataques do tipo CSRF.

Se esses parêmetros não estiverem na URL, retornamos uma resposta de redirecionamento - para redirecionar o usuário para a url de autenticação.

uiFunc <- function(req) {
    if (!has_auth_code(parseQueryString(req$QUERY_STRING), state)) {
        url <- oauth2.0_authorize_url(api, app, scope = scope, state = state)
        redirect <- sprintf("location.replace(\"%s\");", url)
        tags$script(HTML(redirect))
    } else {
        ui
    }
}

Com isso, quando o usuário tentar acessar o seu app pela URL direta, como ela não terá o parâmetro code, então o uiFunc vai redirecioná-lo para a página de autenticação. Quando o usuário fizer a autenticação, ele será novamente redirecionado para a mesma URL, no entanto, o Auth0 irá incluir os parâmetros code e state na requisição, fazendo que a função uiFunc retorne a UI regular do Shiny, e não o redirecionamento.

Construindo o server

Vamos definir o server da forma a seguir. Lembre-se que se você estiver usando arquivos separados para ui e server, não precisará colocar a atribuição server <-.

server <- function(input, output, session) {
    params <- parseQueryString(isolate(session$clientData$url_search))
    if (!has_auth_code(params, state)) {
        return()
    }
    
    token <- oauth2.0_token(
        app = app,
        endpoint = api,
        credentials = oauth2.0_access_token(api, app, params$code),
        cache = FALSE,
        user_params = list(grant_type = "authorization_code")
    )
    
    resp <- GET("https://dfalbel.auth0.com/userinfo", config(token = token))
    
    
    output$code <- renderPrint(content(resp, "text"))
}

Agora vamos explicar passo a passo da função server. Nas linhas abaixo estamos obtendo os parâmetros da Query String e em seguida verificamos se existe um parâmetro code e se o state retornado é o mesmo que enviamos para o Auth0 (usando a função has_auth_code). Se esses parâmetros não estiverem corretos fazemos o server parar retornando vazio.

params <- parseQueryString(isolate(session$clientData$url_search))
if (!has_auth_code(params, state)) {
  return()
}

Em seguida, dado que existe um parâmetro code, vamos requisitar o token de autorização do OAuth. Isso verifica que o code que temos é válido. No caso de o parâmetro code não ser válido, a função oauth2.0_token retorna um erro parando a execução do server. Fazemos isso da seguinte forma:

token <- oauth2.0_token(
  app = app,
  endpoint = api,
  credentials = oauth2.0_access_token(api, app, params$code),
  cache = FALSE,
  user_params = list(grant_type = "authorization_code")
)

Nesse momento, se a autenticação tiver ocorrido corretamente você terá um objeto token que deve ser enviado junto com as suas próximas requisições para obter informações sobre o usuário.

Um exemplo do que podemos obter é usar o endpoint userinfo para obter informações sobre o perfil do usuário logado. Você poderia usar essas informações para personalizar o app.

resp <- GET("https://dfalbel.auth0.com/userinfo", config(token = token))
print(content(resp, "parsed"))
# $sub
# [1] "google-oauth2|ashjkdhique92392"
# 
# $given_name
# [1] "Daniel"
# 
# $family_name
# [1] "Falbel"
# 
# $nickname
# [1] "dfalbel"
# 
# $name
# [1] "Daniel Falbel"
# 
# $picture
# [1] "https://lh6.googleusercontent.com/-KAr2tY871g4/AAAAAAAAAAI/AAAAAAAANMw/ZK4kajskakvs_5ftmk/photo.jpg"
# 
# $gender
# [1] "male"
# 
# $locale
# [1] "pt-BR"
# 
# $updated_at
# [1] "2018-09-24T17:44:49.768Z"

Mais opções do Auth0

No Auth0 existem diversas opções de login que podem ser configuradas na aba Connections.

Você também pode impedir que as pessoas se cadastrem no seu app (somente o administrador pode cadastrar usuários) - assim você restringe as pessoas que podem acessar o seu app. Isso pode ser feito na aba Connections > Database e em seguida desabilitando o Sign up

Você poderia ainda conectar o Auth0 com diretórios de autenticação como LDAP, comuns no mundo corporativo.

Disclaimer

Não somos especialistas em segurança portanto usem esse código com desconfiança e sempre perguntem a um especialista antes de usar em ambiente de produção.

Agradecimentos

Esse post não teria sido possível sem a ajuda do José de Jesus Filho que nos apresentou a solução depois de muito tempo explorando diversas formar de criar autenticação para seus Shiny’s.

comments powered by Disqus