Manifesto tidy

O manifesto das ferramentas tidy do Hadley Wickham é um dos documentos mais importantes sobre R dos últimos tempos. Esse documento formaliza uma série de princípios que norteiam o desenvolvimento do tidyverse.

O tidyverse, também chamado por muitos de hadleyverse, é um conjunto de pacotes que, por compartilharem esses princípios do manifesto tidy, podem ser utilizados naturalmente em conjunto. Pode-se dizer que existe o R antes do tidyverse e o R depois do tidyverse. A linguagem mudou muito, a comunidade abraçou fortemente o uso desses princípios e tem muita gente criando pacotes para conversar uns com os outros dessa forma. No entanto, usar a filosofia tidy não é a única forma de fazer pacotes do R, existem muitos pacotes excelentes que não utilizam essa filosofia. Como o próprio texto diz “O contrário de tidyverse não é o messyverse, e sim muitos outros universos de pacotes interconectados.”.

Os princípios fundamentais do tidyverse são:

  1. Reutilizar estruturas de dados existentes.
  2. Organizar funções simples usando o pipe.
  3. Aderir à programação funcional.
  4. Projetado para ser usado por seres humanos.

No texto do manifesto tidy cada um dos lemas é descrito de forma detalhada. Aqui, selecionei os aspectos que achei mais importante de cada um deles.

Reutilizar estruturas de dados existentes

  • Quando possível, é melhor utilizar estruturas de dados comuns do que criar uma estrutura específica para o seu pacote.
  • Geralmente, é melhor reutilizar uma estrutura existente mesmo que ela não se encaixe perfeitamente.

Organizar funções simples usando o pipe

  • Faça com que suas funções sejam o mais simples possíveis. Uma função deve poder ser descrita com apenas uma sentença.
  • A sua função deve fazer uma transformação no estilo copy-on-modify ou ter um efeito colateral. Nunca os dois.
  • O nome das funções devem ser verbos. Exceto quando as funções do pacote usam sempre o mesmo verbo. Ex: adicionar ou modificar.

Aderir à programação funcional

Projetado para ser usado por seres humanos

  • Desenvolva o seu pacote para ser usado por humanos. Foque em ter uma API clara para que você escreva o código de maneira intuitiva e rápida. Eficiência dos algoritmos é uma preocupação secundária, pois gastamos mais tempo escrevendo o código do que executando.

Esses princípios são bem gerais, mas ajudam bastante a tomar decisões quando estamos escrevendo o nosso código. Para finalizar, clique aqui e veja uma busca no Github por “tidy” em repositórios de R. São mais de 2000 resultados quase todos seguindo essa filosofia e estendendo o universo arrumado.

comments powered by Disqus